5 dicas para compor a sua sala com estilo

5 dicas para compor a sua sala com estilo
Sabe aquele espaço da sala reservado para o aparelho de televisão e seus acessórios? É o que costumamos chamar, atualmente, de home. Ele vem ganhando bastante visibilidade nos projetos residenciais e também nas lojas, por cumprir uma dupla função: é um ótimo organizador e ainda possui uma importante vocação decorativa.
Isso quer dizer que o home, pode e deve ajudar o morador a colocar tudo no seu devido lugar (isso inclui cabos, fios, controles remotos etc), mas por um ocupar um importante espaço na sala, é preciso que esse item integre bem a composição do cômodo, bem como dos demais ambientes da casa.
Por isso, listamos a seguir 5 dicas para compor seu home com estilo:

1- Atenção ao espaço disponível
Não importa se sua sala é grande ou pequena, sempre haverá um home para você. Contudo, atente-se para que a composição não fique exagerada ou minimalista demais. Por isso, atenção ao espaço disponível para que você possa aproveitar todas as potencialidades.

2- Conte com os elementos básicos
Após o estudo do espaço disponível para o home, acrescente os elementos que vão integrar a composição. Um item que costuma fazer parte dessa área da sala é o painel. Ele pode ocupar todo o espaço da parede ou parte dela.
Também é possível incluir um rack ou simplesmente um aparador. Nichos e prateleiras podem ser acoplados ao painel ou à parede. Tudo vai depender da área disponível e das necessidades dos moradores.

3- Prefira móveis funcionais e inteligentes
Alguns elementos do home podem facilitar a vida do morador na hora de compor o espaço. Por exemplo: certas fabricantes, como a Móveis Rimo, oferecem painéis com o sistema chamado de “passa fio”, que ajuda a camuflar e organizar os cabos dos eletrônicos. Há ainda painéis com iluminação de LED embutida, que dão aquele toque único e especial à decoração. Por isso, dê preferência a esses móveis inteligentes e funcionais.

4- Integre o home à decoração da casa
Justamente por ser um ponto focal da sala, o home deve chamar a atenção pelo design. No entanto, é importante que sua composição combine com a decoração da casa ou pelo menos do ambiente como um todo, que é a sala.
As cores do mobiliário contam muito nessas horas. Salas pequenas, por exemplo, pedem um home de cores mais neutras e suaves, para não sobrecarregar a decoração. Outra vantagem dos tons mais claros/neutros é que eles ajudam a transmitir a sensação de amplitude. Para dar movimento, vale apostar em um contraste de cores também suave e elegante, e também na presença de materiais nobres, como o vidro na porta de racks.
Nas salas de dimensões mais amplas, as cores mais fortes podem se fazer presentes, e com belos contrastes, tanto de cor quanto de texturas.

5- Aposte nos móveis planejados
Uma dica essencial para não errar na composição do home é apostar em um projeto único e personalizado. Com móveis planejados, é possível ter um resultado que otimize o espaço disponível e atenda as expectativas do morador.

Caso queira iniciar seu projeto hoje mesmo, acesse o link a seguir: www.moveisrimo.com.br/solicite-seu-projeto/

Texto por Caroline Pereira
Imagem/Rimo