5 passos para motivar a sua equipe

5 passos para motivar a sua equipe
Por mais que um gestor conte com uma equipe capacitada e apta para realizar o trabalho, é comum perceber que, de tempos em tempos, os resultados do grupo não se mostram tão animadores. E os fatores que podem causar essa “baixa” são os mais variados possíveis: uma crise, uma mudança interna, um problema de relacionamento interpessoal, entre outros.
Mas o que poucos líderes sabem (ou deixar de se lembrar) é que uma equipe motivada e engajada pode superar qualquer problema com bastante facilidade, evitando, por exemplo, até as temidas demissões.

A seguir, listamos 5 passos para motivar a sua equipe e obter resultados ainda mais satisfatórios.

Seja um líder, e não um chefe:
Em pleno século 21, ainda existem gestores que preferem administrar suas equipes com base na relação ordem e obediência, ou seja, visando somente os resultados econômicos.
Quem deseja ter uma equipe motivada precisa olhar os colaboradores de outra maneira, afinal, eles também possuem expectativas em relação ao trabalho. E não se trata apenas de receber os salários em dia, mas ver propósito naquilo que fazem.
Outro grande anseio de boa parte dos profissionais é se desenvolver na empresa, ou seja, crescer profissionalmente. E todas estas metas só podem ser atingidas se eles contarem com um líder que saiba desafiá-los e valorizá-los. São atitudes simples que podem energizar qualquer time.

Conheça o perfil de cada funcionário:
Ao invés de gerir suas equipes de forma homogênea, o gestor pode conhecer o perfil de cada funcionário, para aproveitar melhor os diversos potenciais. Dessa forma, os membros das equipes passarão a somar forças e trabalhar de forma mais unida e engajada.

Estabeleça uma comunicação constante:
Além de se fazer presente (em termos físicos) na empresa, o gestor precisa conversar, manter um diálogo com o seu time. De nada adianta emitir ordens e delegar tarefas atrás de uma mesa.
Estabelecer uma comunicação eficiente é muito mais simples do que parece. Uma reunião para ajuste de metas pode fazer toda a diferença. Este encontro também pode servir para transmitir um feedback e, por que não, celebrar as conquistas?!

Recompense o time:
Engana-se quem pensa que as equipes só desejam ser recompensadas com salário. Até porque, muitas pessoas acreditam que garantir uma remuneração justa é mais do que uma obrigação do empregador.
Por outro lado, existem algumas recompensas (até mesmo não monetárias) que podem motivar o grupo. Um bom exemplo é o reconhecimento (do time ou de um funcionário destaque) perante toda a empresa. Ao dar visibilidade às conquistas da equipe, o gestor motiva as pessoas para fazer mais e melhor.

Mantenha a frequência das ações:
A motivação da equipe deve ser uma preocupação constante do líder, e não uma ação pontual. Por isso, mantenha a frequência destas e outras ações citadas. No mais, inove sempre que possível, pois as pessoas, assim como as metas, estão sempre evoluindo.

Imagem/Internet