Ambientes totalmente brancos são elegantes e não saem de moda

Ambientes totalmente brancos são elegantes e não saem de moda
A tonalidade branca, que sempre ganha destaque neste começo de ano, também pode ser uma escolha certa para a decoração de um ou mais ambientes da casa. E não se trata apenas de fazer do branco a base da composição, e sim a cor predominante em praticamente todo o espaço.
Além de ser um tom clássico, o branco nunca sai de moda e transmite a sensação de leveza e bom gosto. Mas existem alguns truques que podem deixar essa escolha pelo branco ainda mais acertada e elegante.
Um desses truques é utilizar o branco em diferentes acabamentos e texturas, como brilho, fosco, texturizado etc, presentes, por exemplo, nos móveis. Desta forma, o morador não precisará romper com a cartela da cor para alcançar um resultado que tenha fluidez e movimento ao mesmo tempo.
Também é possível acrescentar um ou outro detalhe com uma variação da tonalidade branca, como o off-white ou gelo, e ainda recorrer a outros recursos, como plantas, luminárias, espelhos, papel de parede e piso diferenciado para obter um resultado único.
Esta lista de recursos que podem ser mesclados com o branco, sem obrigar o morador a optar por mais uma cor, prova que a tonalidade nem sempre gera uma decoração minimalista. Dependendo das escolhas feitas, o resultado pode variar de uma composição clássica à moderna, tamanha a versatilidade.

Onde usar
Justamente por nunca sair de moda, essa opção pelo ambiente completamente branco pode ser utilizada em qualquer ambiente da casa e, inclusive, nos escritórios comerciais. Mesmo assim, sua aplicação costuma ser muito percebida nos quartos, na sala de estar e na cozinha, espaços onde os móveis se fazem mais presentes, na comparação com os demais.
Além de preencher os cômodos, facilitar a rotina e deixar tudo no seu devido lugar, os móveis são recursos que, por si só, ajudam a personalizar a decoração. Por isso, acabam se tornando aliados neste tipo de composição predominantemente branca.
Importante mencionar que o branco ajuda a transmitir uma sensação de amplitude. Por isso, são escolhas perfeitas para imóveis de dimensões reduzidas, em que o aproveitamento dos espaços é fundamental.

Como inovar
Embora seja mais fácil compor uma decor inteiramente branca em espaços com grande presença de móveis, como os já citados quartos, salas e cozinhas, a cor pode ser utilizada nos mais diversos ambientes. Um exemplo é o closet, área anexa ao quarto e que vem marcando cada vez mais presença nos projetos residenciais.
Outro espaço que está chamando a atenção das pessoas é a varanda gourmet, principalmente por esta tendência de se aproveitar os momentos de lazer em casa. Por mais que seja um ambiente recreativo, onde a bagunça e a sujeira podem dar as caras de vez em quando, a área gourmet pode muito bem receber uma decoração inteiramente branca. Aqui, o mix de texturas é praticamente uma regra para deixar o espaço mais convidativo e interessante.
Que tal aproveitar a ideia e o clima de Ano Novo para explorar o tom branco na decoração? Esta pode ser aquela inspiração que te faltava para começar 2020 com novos ares.

Imagem/Rimo