Banheiro planejado: o novo sonho de consumo das casas

Banheiro planejado: o novo sonho de consumo das casas
Quem acompanha o mercado de decoração sabe que as funções dos cômodos vêm passando por diversas transformações ao longo do tempo. Assim como aconteceu com a cozinha, que deixou de ser um mero espaço de preparo das refeições para se tornar um ambiente gourmet, o banheiro também ganhou um novo status, e por vezes pode ser comparado a um verdadeiro spa.
Neste contexto, o banheiro planejado surge como uma opção que não apenas agrega conforto e funcionalidade, como também valoriza o imóvel. Por isso, se tornou o novo sonho de consumo dos moradores de casas e também de apartamentos. E dependendo do objetivo, é possível também ter um banheiro planejado em imóveis comerciais.

O que torna o banheiro planejado tão especial?
Primeiramente, o aproveitamento dos espaços disponíveis. Engana-se quem pensa que o banheiro deve ser composto apenas por armários (acima ou abaixo da bancada da pia), como costuma ocorrer em parte dos lares.
Com planejamento, é possível dispor diversos módulos (gabinetes, armários, nichos, prateleiras) que possam utilizar a área disponível, favorecendo também o design – que é outra grande vantagem de um banheiro planejado.

Banheiro planejado grande ou pequeno
Não importa o tamanho do banheiro. Se uma das funções do planejamento é ocupar os espaços com inteligência, a área disponível pode ser bem aproveitada em qualquer situação.
Na foto a seguir, temos um banheiro de tamanho padrão, comum em diversas moradias. Nele, os armários dispostos abaixo da bancada fogem do tradicional e dão ares modernos ao banheiro. Tais itens estão fixados na parede e proporcionam uma espécie de prateleira no vão formado entre a pia, visando, justamente, modificar o design e oferecer mais uma funcionalidade ao módulo.
Acima da bancada, os armários com portas espelhadas, agregando sofisticação, leveza e amplitude ao banheiro. E para facilitar a rotina dos moradores, parte deste armário ganhou status de nicho, permitindo que os objetos mais utilizados fiquem à mostra, com rápido alcance. Além de organizador, este pode ser um bom recurso para acomodar itens de decoração.

Menos pode ser mais
Importante ressaltar que embora o projeto de banheiro planejado tenha, como premissa, o devido aproveitamento dos espaços, isso não quer dizer que o resultado será um banheiro “carregado” de itens e repleto de armários.
Ao contrário, design e funcionalidade caminham lado a lado nestes projetos. Conforme o exemplo abaixo, é possível notar que o tradicional armário acima da pia foi substituído por um módulo lateral. A composição termina com armários abaixo da pia, compondo assim um projeto minimalista, mas bastante aconchegante.

Na hora de construir ou reformar o seu imóvel, não deixe de levar em conta essas dicas e ter também o banheiro dos sonhos. Caso queira obter mais informações ou até mesmo um projeto para o seu banheiro, entre em contato com a nossa equipe e conheça nossas soluções e projetos.

Texto por Caroline Pereira
Imagens/Rimo