Classic Blue: saiba como usar a cor do ano na decoração

Classic Blue: saiba como usar a cor do ano na decoração
Se o Ano Novo no Brasil só começa depois do Carnaval, chegou a hora de falar sobre uma das tendências para 2020, que é o uso da cor azul nas mais diversas produções e diferentes mercados – incluindo o da decoração. A chamada “cor do ano” é sempre anunciada pela Pantone, uma empresa que é autoridade no assunto. Oficialmente, o tom foi batizado de Classic Blue (Azul Clássico, em uma tradução literal).
Segundo a Pantone, esse tom lembra a cor do céu ao entardecer, com suas qualidades calmantes e instigantes. “O Classic Blue renova o nosso desejo de construir uma base de confiança e estabilidade a partir da qual possamos avançar ao alcançar o limiar de uma nova era”, explicou a empresa, ao anunciar a cor do ano.
Ainda de acordo com a Pantone, o azul tem um efeito repousante na mente e oferece uma sensação de paz e tranquilidade ao espírito humano, evocando um porto seguro onde se refugiar. Tudo isso leva a crer que esta é uma ótima aposta para decorar a casa, afinal, o desejo de qualquer pessoa é, de fato, transformar o lar em um verdadeiro oásis.

Inspirações
Considerado um tom clássico e que nunca sai de moda, o azul costuma ser bem explorado em projetos de decoração. A intensidade de sua presença vai depender do estilo e gosto do morador.
Quem prefere uma decoração minimalista pode aplicar o azul em um ou mais detalhes do ambiente. Na sala de estar, o tom fica bem em poltronas, almofadas e tapetes. Na cozinha, pode ser a cor que estampa parte dos armários. E nos dormitórios, vale ser impresso na roupa de cama, em uma cabeceira acolchoada ou em detalhes de um discreto papel de parede.
Já os mais ousados podem aplicar a cor em diversos pontos de um mesmo ambiente. Na sala de estar, a dica é explorar o azul nos detalhes e até em uma das paredes, com uma pintura caprichada. O mesmo vale para os dormitórios, que também podem ganhar decorações temáticas, quando envolvem crianças e adolescentes. A composição naval ou marinha, por exemplo, tem o predomínio da cor azul.
O tom do ano ainda pode ser bem utilizado na composição de estabelecimentos comerciais e escritórios, já que expressa tradição, elegância e favorece a concentração. Em todos os casos, inclusive nas residências, é importante contrapor a cor com outras mais neutras, como branco, cinza e amadeirado.
A própria Pantone reconhece que o Classic Blue é uma cor de fácil aplicação e que pode ser percebida em diferentes materiais, texturas e acabamentos, dando assim espaço para a criatividade.

Onde não usar
Embora o azul seja versátil, as sugestões de uso do Classic Blue são feitas para composições de interiores, ou seja, é preciso usá-lo com bastante moderação em ambientes externos, como a fachada de um imóvel.

Texto por Caroline Pereira
Imagem/Instituto Pantone/Divulgação