Como decorar a mesa na Páscoa

Como decorar a mesa na Páscoa
A Páscoa é uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros, afinal, trata-se de mais uma oportunidade para reunir as pessoas queridas em uma celebração especial. Por isso, nada melhor do que caprichar na decoração da casa e da mesa, já que o almoço de Páscoa é a principal refeição do período.
Os pratos servidos neste almoço, por si só, conferem uma aparência bem agradável ao ambiente das refeições. Mesmo assim, uma mesa bem posta é capaz de surpreender seus familiares e convidados.
E aqui já vai a primeira dica: para decorar a mesa de Páscoa não é preciso gastar muito dinheiro. Basta recorrer a algumas peças e truques bem simples e fáceis de fazer. Confira as nossas sugestões nas dicas abaixo.

Use a sua melhor louça
Sabe aquele conjunto de pratos, aquela travessa de vidro charmosa ou até um faqueiro guardado no armário da cozinha, que você só usa em certas ocasiões? Saiba que estes e outros itens são essenciais para a composição da mesa de Páscoa.
Ao receber peças de um mesmo conjunto, a mesa ganha uma aparência requintada, elegante e fina. Você pode recorrer a um jogo de louças todo branco e caprichar em alguns detalhes (como veremos mais abaixo) ou utilizar aquele conjunto dos tempos da vovó, com pinturas e estampas clássicas.
A mesma dica vale para copos, talheres e louças de sobremesa. Quanto mais unidade e uniformidade, melhor!

Faça um arranjo para o centro
Assim como outras épocas festivas, a Páscoa possui símbolos únicos e que retratam bem o sentido de união e renovação do período, tais como frutas, amêndoas, flores e os tradicionais ovos de chocolate. Estes e outros itens podem compor um arranjo de centro para a sua mesa, tornando-a tipicamente decorada para a ocasião.
Nesta hora, use a sua criatividade. Só leve em consideração o tamanho do arranjo, que não pode ser muito grande ou alto, ao ponto de atrapalhar a visão das pessoas que vão sentar-se à mesa. Lembre-se daquela famosa regra do “menos é mais”.

Capriche nos detalhes
Para surpreender seus convidados assim que eles sentarem-se à mesa, capriche em alguns detalhes que dão um toque especial ao ambiente, como um jogo americano ou sousplat requintado, guardanapos com dobras elegantes ou inseridos dentro de uma argola, uma toalha de mesa diferenciada ou até um “mimo” próximo às louças de cada convidado, como uma cesta de ovinhos de Páscoa.
Embora sejam detalhes pequenos e simples, eles ajudam a compor a decoração da mesa, e o melhor, agradam os convidados antes mesmo que a refeição seja servida.

Cuidado com as cores
Ainda que seja uma data festiva e alegre, a Páscoa possui uma essência que remete à mansidão e ao aconchego. Por isso, na hora de inserir itens decorativos na sua mesa, aposte em objetos coloridos, porém em tons mais suaves.
Contudo, se os objetos que você tem em casa possuem cores mais vivas, não se preocupe! Basta ter moderação na hora de utilizá-los. Novamente, aqui vale a regra do “menos é mais”.

Feliz Páscoa e aproveite a ocasião com que você ama!

Imagens/Internet