Como motivar a equipe de vendas neste fim de ano

Como motivar a equipe de vendas neste fim de ano
Por mais que as festas de fim de ano, como o Natal, o Ano Novo e as confraternizações, estimulem as vendas em diversos setores da economia, nem sempre esse aquecimento é capaz de motivar as equipes das empresas.
Diversos fatores podem comprometer o resultado do time, tais como o sentimento de “pressão” por resultados, estresse acumulado ao longo do ano, insatisfação ou até mesmo um cansaço. Se tais fatores não forem compreendidos e administrados pelo gestor do time, os resultados podem ficar seriamente comprometidos.
Para contornar esta situação, listamos abaixo algumas dicas para que você possa motivar sua equipe neste fim de ano. Confira:

Envolva os colaboradores
Se a empresa possui uma meta mais agressiva para o período, ela deve compartilhar esse objetivo com os colaboradores. Ou seja, é preciso traçar planos e comunicá-los para as pessoas.
Embora muitos gestores façam reuniões de planejamento, há ainda uma parcela que ignora o poder da comunicação. E desta forma, se esquecem de motivar seus colaboradores, perdendo a oportunidade de atingir resultados melhores.

Planeje a recompensa
Se a expectativa para o fim do ano é de crescimento das vendas, então existe uma possibilidade de que o faturamento da empresa aumente um pouco mais. Por isso, é comum que as equipes queiram sentir-se recompensadas por este resultado. E quando falamos em recompensa, é importante ficar claro que ela envolve um ganho financeiro.
Logo, o gestor precisa deixar claro que o esforço terá um retorno. Importante também especificar como o cálculo desta recompensa será feito. Quanto mais transparente for este processo, melhor para todos.

Inspire e treine as pessoas
Sabemos que a gestão de pessoas deixou de ser feita apenas pela emissão de ordens, mas também pelo exemplo. Portanto, além de delegar tarefas, inspire seu time. Líderes experientes podem compartilhar dicas, aprendizados e técnicas com os colaboradores, especialmente os mais jovens ou aqueles que foram contratados por tempo determinado.
Oferecer treinamento específico para o período de fim de ano é uma boa opção para motivar o time. Caso a empresa não conte com recursos para contratar um palestrante, é possível aproveitar os talentos internos e promover uma boa troca de conhecimentos.

Mantenha o foco
Depois de traçar as metas, comunicá-las e envolver as pessoas, o gestor terá a missão de manter o foco. Para tanto, será preciso acompanhar as equipes de perto e lembrá-las daquilo que foi proposto para o período.
Mais uma vez, este trabalho requer comunicação e, sobretudo, um olhar atento para as pessoas. Por mais que o fim do ano seja favorável para as vendas, é preciso também encarar a concorrência. Neste contexto, uma equipe bem preparada, que saiba fazer um bom atendimento, poderá ser o seu diferencial competitivo.

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