Cozinha pequena: como decorar gastando pouco

Cozinha pequena: como decorar gastando pouco
Não importa o tamanho, a cozinha é um dos cantinhos preferidos da casa, não é mesmo? Por isso, vem ganhando atenção especial, quando o assunto é decoração. No entanto, o desafio de deixar tudo no devido lugar, com funcionalidade e charme, torna-se ainda mais intenso quando a cozinha é pequena. Mas com as nossas dicas, você verá que é possível obter um ótimo resultado, e o melhor, gastando pouco.
O primeiro passo é contar com uma mobília funcional e de qualidade. E em se tratando de cozinha pequena, é imprescindível saber as medidas exatas do ambiente. Assim, é possível adequar as necessidades ao espaço disponível e ter aquela sensação de que cada móvel está no devido lugar. Já dá para imaginar uma bela decoração só falando de móveis, concorda?
Ainda sobre esse assunto, importante lembrar que os móveis planejados podem ser ótimas opções. E engana-se quem pensa que o valor desta mobília pesa no bolso. Em boa parte dos casos, o custo benefício de ter um projeto personalizado acaba valendo bem mais a pena no fim das contas, já que, além de beleza e funcionalidade, os planejados ajudam a valorizar um imóvel. Portanto, se você vai construir ou reformar sua casa, leve essa dica em consideração.

Renovando a cozinha
Se o seu caso inclui uma cozinha já mobiliada, mas que precisa daquele toque especial, aqui vai mais uma dica: que tal incluir alguns módulos na composição que possam servir de aparadores, organizadores e suportes para objetos de decoração? Como exemplos de módulos podemos citar os nichos e as prateleiras.
E o que vale deixar à mostra nestes módulos? Basta utilizar sua criatividade e bom gosto. Mesmo assim, sugerimos destacar algum utensílio especial de cozinha, uma louça de família, um belo jogo de xícaras, entre outras opções.

Um toque de luz
Um recurso que vem sendo utilizando com muita frequência na decoração e que agrega charme a qualquer ambiente é a iluminação em LED. E na cozinha pequena, este item tem uma funcionalidade a mais, que é justamente melhorar a luminosidade.
Em grande parte dos projetos, as fitas de LED são acopladas nos armários que ficam acima da bancada da pia. O resultado é uma cozinha repleta de charme e bastante iluminada, do jeito que todo bom cozinheiro precisa!

Aposte nas cores
Grande parte das cozinhas brasileiras tem o branco como cor predominante, seja nos armários, seja nos revestimentos. E a vantagem do branco é, justamente, ter bastante versatilidade, ou seja, pode ser usado de diversas maneiras e fazendo contraste com praticamente todas as tonalidades.
Até quem é adepto da decoração neutra pode fazer um jogo de cores com o branco e transformar o visual da cozinha. Um exemplo: sabe os nichos e as prateleiras que recomendamos anteriormente? Eles podem ser explorados em tons amadeirados. Aliás, essa combinação entre branco e madeira está mais do que na moda, é uma tendência que veio para ficar. Já os mais ousados podem brincar com as cores e explorar, por exemplo, o cinza e o amarelo, que são as cores do ano na decoração.

Se você aproveitar uma ou duas dicas que aqui listamos, já vai perceber uma grande mudança na sua cozinha pequena. Que tal colocar em prática hoje mesmo e compartilhar o resultado?

E caso você tenha interesse em um projeto de cozinha com móveis planejados ou modulados, fale com a nossa equipe: www.moveisrimo.com.br/solicite-seu-projeto

Texto por Caroline Pereira
Imagem / Rimo