Decoração de inverno: Como tornar sua casa aquecida e charmosa na estação

Decoração de inverno: Como tornar sua casa aquecida e charmosa na estação
A estação mais fria do ano começa oficialmente neste 21 de junho. E embora o inverno divida opiniões – há quem goste e quem odeie o período –, uma coisa é certa: as temperaturas mais baixas permitem que alguns elementos passem a integrar a decoração da casa e a deixem mais charmosa e aquecida.
Isso quer dizer que chegou a hora de tirar alguns elementos do roupeiro, do baú e até do armário de cozinha, que estavam guardados desde o verão, e incrementar a decoração do lar.
Para tanto, confira, a seguir, alguns truques para deixar a sua casa preparada para o inverno e, de quebra, ainda mais sofisticada:

Decore com mantas
As mantas são recursos indispensáveis para aquecer o morador na hora do sono e também servem como ótimos itens de decoração. Até porque, elas podem ser utilizadas não apenas nos dormitórios, compondo a arrumação da cama, como também em salas de estar, salas de TV, varandas gourmet e outros espaços de socialização.
Dispostas em diferentes formatos, dobras, estampas e cores, as mantas ficam bem acomodadas em sofás, poltronas e no móvel em que é utilizada com mais frequência – que é a cama. Ao invés de simplesmente usá-las e guardá-las no dia a dia, aposte nas mantas como aliadas da decoração.

Valorize os tapetes
Os tapetes mais robustos, que costumam ficar esquecidos no verão, voltam a ser protagonistas da decoração durante o inverno. Além de charme, eles ajudam a aquecer os ambientes e protegem os pés do contato excessivo com o chão frio.
Versáteis, os tapetes são encontrados em diversos formatos, materiais e tamanhos e, portanto, podem ser utilizados em praticamente todos os cômodos da casa. Por isso, são peças muito bem-vindas em todas as estações, mas principalmente nesta temporada.

Faça da iluminação uma aliada
Se o inverno é sinônimo de aquecimento, aconchego e charme, isso quer dizer que podemos deixar os ambientes mais intimistas e acolhedores. E se tem um item que pode conferir esses sentidos para a decor é a iluminação.
As lâmpadas de tons amarelos transmitem essa sensação de acolhimento com mais intensidade, na comparação com as brancas, e podem ser utilizadas nos cômodos onde é possível relaxar, sem preocupação, como a sala e o quarto. Outra possibilidade é fazer um jogo entre as duas cores de luz, recorrendo a recursos adicionais, como um lustre, um abajur e spots.

Aposte nas cores quentes
Ao colocar em prática essas e outras dicas listadas, procure dar preferência a itens de decoração em tons mais quentes, como marrom, amarelo queimado, rosa envelhecido, marsala, entre outros. Tais cores transmitem a sensação de que os espaços estão mais preenchidos e passam a impressão de acolhimento. Os tons frios, como azul e cinza, geram um sentimento oposto, mas podem surgir na decoração em elementos acessórios.
Por fim, vale lembrar que a estampa xadrez sempre costuma ficar em alta neste período e pode ser muito bem explorada na decoração, nas versões em tons quentes.

Que tal colocar em prática essas dicas agora mesmo?

Imagem/Internet