Dicas para evitar mofo em sua casa

Dicas para evitar mofo em sua casa
Não importa a época do ano. Basta um rastro de umidade aparecer em algum canto das nossas casas para que o risco de mofo se torne uma preocupação. O problema surge em forma de pontos verdes, cinzas ou pretos, aglomerados em algum espaço da parede, do teto e até nos chamados móveis “embutidos”. Costuma vir acompanhado pelo processo de descascamento da superfície e até mau cheiro.
Se você já enfrentou ou está enfrentado o problema sabe o transtorno que o mofo pode causar. E o pior, se não for combatido logo de início, gera danos à residência e, principalmente, à nossa saúde.
Embora esteja bastante relacionado à questão da umidade, não basta deixar portas e janelas sempre abertas para afastar o risco do mofo. É claro que essa atitude é fundamental, principalmente em períodos chuvosos e em imóveis de regiões litorâneas. Contudo, precisamos tomar outros cuidados, que você confere a seguir:

Fique atento às infiltrações
Problemas relacionados à infiltração podem ocorrer em qualquer tipo de imóvel – inclusive os novos – e são gatilhos para que o mofo possa surgir. Por isso, ao primeiro sinal de alerta, tal como bolhas, manchas ou rachaduras nas paredes, tetos e móveis, chame um especialista para reparar o dano o mais rápido possível.

Mais atenção aos banheiros e cozinhas
Esses ambientes da casa precisam lidar, diariamente, com vapor, água e umidade. Por isso, precisam de uma atenção extra, quando o assunto é infiltração e mofo. Procure manter uma boa circulação de ar nesses ambientes e tente, na medida do possível, deixar a mobília seca e limpa.

Limpe armários da maneira correta
Conforme mencionado no tópico anterior, é importante limpar adequadamente a mobília para evitar excesso de umidade. Muita gente exagera na dose de água no pano na hora de limpar os móveis, algo que pode gerar danos que vão desde ao desgaste, perda da qualidade até o mofo. Em alguns casos, um pano seco pode resolver o problema e evitar, assim, prejuízos à sua mobília.

Prefira tintas impermeáveis
A pintura da casa pode ajudar a evitar mofo. No mercado, é possível encontrar produtos impermeáveis ou anti-mofo, ou seja, que não absorvem umidade na parede e no teto. Antes de pintar, é bom observar se a superfície já possui algum dano e se será necessário corrigi-lo antes de fazer a aplicação da tinta.

Evite resolver o problema por conta própria
Além de riscos à saúde, o mofo pode ser um problema que, dependendo da dimensão, acaba exigindo ajuda especializada. Portanto, se o caso já estiver em grandes proporções, conte com a ajuda de um especialista. Esse alerta é ainda mais válido para quem reside em condomínios, onde o bem-estar coletivo é uma regra essencial.

Esperamos que essas dicas te ajudem a evitar um dos vilões da saúde e da casa.

Texto Por Caroline Pereira
Imagens/ Reprodução Internet