Diretor da Móveis Rimo vai ao Salão do Móvel de Milão e revela o que viu por lá - Móveis Rimo

Diretor da Móveis Rimo vai ao Salão do Móvel de Milão e revela o que viu por lá

Diretor da Móveis Rimo vai ao Salão do Móvel de Milão e revela o que viu por lá
Após dois anos de muita espera e expectativa, um dos eventos mais importantes do mundo para o mercado de design de móveis e de decoração voltou a ser realizado de modo presencial e sem as restrições antes impostas pela pandemia de Covid-19. Trata-se do Salão do Móvel de Milão (Itália), que reuniu, em um só lugar, marcas e tendências do setor.
De olho nessas novidades, a Móveis Rimo enviou um representante à feira, mais precisamente o seu diretor, Ramon Rigoni. Ao retornar do evento, ele fez um breve relato do que viu por lá e pontuou algumas inspirações que já constam no catálogo da Rimo. Confira na entrevista a seguir:

- Quais foram as tendências apresentadas no Salão do Móvel de Milão que mais chamaram sua atenção?
Ramon Rigoni: De modo geral, a feira foi composta por novidades que vão do moderno ao rústico. Nesse quesito, um dos destaques foi a valorização de aspectos ligados à naturalidade, à tropicalidade e também ao reaproveitamento de insumos, percebidos tanto nas cores quanto nos acabamentos dos móveis em exposição. No quesito modernidade, a feira explorou o conceito do metaverso, que é atribuído às chamadas realidades virtuais. Isso prova que o mercado precisa acompanhar as evoluções tecnológicas, mas sem deixar de tornar os ambientes aconchegantes e acolhedores.

- Como esses aspectos fizeram-se presentes nos móveis em exposição?
Ramon Rigoni: Em termos de tropicalidade e naturalidade, notei que materiais originários de fontes naturais, como frutas e até algas, já estão na mira dos designers, diria até que um estágio bem avançado. O uso de tons terrosos e a decoração com ripados de madeira também integram essa tendência. No quesito sustentabilidade, materiais derivados da reciclagem de plástico e espuma estão mais do que consagrados. E quanto ao moderno, destaque para o uso de materiais nobres, como o vidro.

- Quais dessas tendências já estão presentes no catálogo da Móveis Rimo?
Ramon Rigoni: Duas grandes marcas da feira destacaram o uso dos padrões Carvalho e Offwhite, que já integram o nosso catálogo. Além disso, destaco ainda os ripados de madeira; produtos com formas arredondadas (como o painel da linha Bari e o puxador cava); cores em tons terrosos, recentemente atualizadas na nossa linha de Laca; e ainda a mistura de materiais, como o vidro e o alumínio.

- A sustentabilidade, outro ponto forte do Salão do Móvel de Milão, vem ditando o planejamento da Móveis Rimo. Você trouxe, como aprendizado, novas lições neste quesito?
Ramon Rigoni: Sim, novas inspirações, mas também a certeza de que estamos no caminho certo. Muitas empresas começaram a incorporar somente agora, em suas linhas, os insumos provenientes de garrafas PET, que é um processo já adotado na Móveis Rimo. Contudo, ainda podemos e precisamos nos aprofundar em práticas sustentáveis, principalmente nos processos fabris. Se fabricamos produtos de qualidade e com qualidade (baixo desperdício), de certa forma contribuímos para a troca menos frequente de produtos e, consequentemente, poupamos o meio ambiente. Sem falar na economia financeira ao longo do tempo.

- Por que é importante para a Móveis Rimo enviar um visitante ao Salão de Milão, ou seja, como essa visita impacta o planejamento da empresa?
Ramon Rigoni: Se uma de nossas premissas é oferecer aos clientes o que há melhor e mais moderno para os seus lares, em termos de mobiliário, nada mais coerente do que conferir, de perto, as principais tendências do setor não só a nível nacional, como também mundial. As inspirações geradas com a visita, bem como as trocas promovidas com expositores e visitantes, servem de parâmetro para nossas análises internas e possíveis atualizações na linha. Creio que isso vai ao encontro das expectativas do consumidor e nos mantêm na vanguarda do mercado.

Texto por Caroline Pereira
Imagem - Arquivo Pessoal

Comentários

Cor Off White | www.tuacasa.com.br - Entrar

[…] Conheça o novo padrão de cor da Móveis Rimo : off white. […]