Festas de fim de ano: como receber bem as pessoas na sua casa

Festas de fim de ano: como receber bem as pessoas na sua casa
As festas deste fim de ano, como Natal e Ano Novo, promovem grandes momentos de confraternização entre familiares e amigos. E muitas pessoas disponibilizam os espaços de suas casas para que essas festas ocorram da melhor maneira possível.
Além da decoração e da ceia, um grande detalhe que faz toda a diferença nas festas é o modo como o anfitrião recebe as visitas. Às vezes, dependendo do comportamento do dono da casa, a atitude pode tornar o evento ainda mais especial ou, simplesmente, arruiná-lo.
Por isso, nada melhor do que se planejar para ter sucesso em todos os detalhes da festa, que começam na forma como você recepciona as pessoas e culmina com uma bela ceia. Veja, a seguir, algumas dicas simples e práticas para se dar bem em todas essas etapas.

Dica 1: Surpreenda com a decoração
Se o ditado popular diz que “a primeira impressão é a que fica”, saiba que a decoração da sua casa pode influenciar o clima da festa. Isso não quer dizer que é preciso gastar muito dinheiro para compor os ambientes. É possível surpreender os convidados com detalhes que fazer toda a diferença, como uma mesa de jantar bem posta ou uma iluminação ambiente especial.
Ao personalizar os detalhes, o morador se vê livre da obrigação de fazer duas decorações distintas para Natal e Ano Novo. Até porque, tradicionalmente, a árvore de natal só costuma ser desmontada no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.
Portanto, nada de guardar o pisca-pisca! Faça deste recurso um aliado da decoração e crie boas composições nos detalhes.

Dica2: Agrade adultos e crianças
Festas com públicos diversos, especialmente em relação à faixa etária, ficam ainda mais especiais quando as atrações atendem diferentes expectativas. Isso inclui cardápio, bebidas e até mesmo decoração.
As festas possuem um significado ainda mais especial para as crianças. Por isso, vale a pena oferecer alguns mimos para os pequenos e, de quebra, agradar aos seus pais. Esses mimos podem ser percebidos em detalhes criativos da decoração, quitutes especiais ou, quem sabe, a chegada surpresa do Papai Noel e tudo o que a imaginação permitir.

Dica 3: Seja um anfitrião presente
O desejo de agradar a todos, de monitorar cada detalhe para que nada saia da maneira errada, não pode ser motivo para o anfitrião não participe da festa. Por isso, o planejamento do evento é essencial.
Com tudo preparado, o dono da casa poderá aproveitar a festa com tranquilidade, juntamente com os seus convidados. Afinal, a confraternização é o fator que motiva a realização destas festas.

Dica 4: Deixe as pessoas participarem das tarefas
Sabe aquela ideia de jantar ou almoço colaborativo? Ela pode ser colocada em prática nestas ocasiões especiais. O anfitrião não precisa, necessariamente, dar conta de todas as tarefas da festa. E a responsabilidade pelo cardápio pode ser muito bem dividida entre as pessoas. Ao sugerir essa divisão, você não estará sendo indelicado, mas deixará que as pessoas façam parte da festa.
Esperamos que, com essas dicas, você promova belas e inesquecíveis festas de fim de ano na sua casa e aproveite os bons momentos ao lado das pessoas que você mais gosta.

Feliz Natal e um próspero Ano Novo!