Móveis pretos na decoração: como e quando usar?

Móveis pretos na decoração: como e quando usar?
Nos últimos tempos, tem sido comum perceber a presença de móveis pretos na decoração. Eles já eram utilizados nos mais diversos projetos, porém, na maior parte das vezes, de maneira pontual, sem muito protagonismo, justamente por terem uma tonalidade forte e que esbanja personalidade.
Agora, já é possível ver a cor preta com mais predominância na casa e em diversos ambientes. Na sala, por exemplo, o preto pode cair muito bem em um painel ou em um rack. No escritório, pode ser a cor predominante de nichos e organizadores. E na cozinha, o preto fica bem ao estampar parte dos armários, fazendo contraste com o branco ou outra tonalidade.

Como e quando usar
Mas antes de adquirir a mobília na tonalidade preta, é preciso levar em conta o resultado que se deseja atingir na composição. Afinal, projetos cuja essência é agregar frescor, amplitude e leveza podem não ficar bem com essa escolha.
Portanto, aqui vai a regra número 1, quando o assunto é móveis pretos: eles devem ser evitados em ambientes de dimensões reduzidas, mas podem entrar de forma pontual na decoração. Caso o seu projeto inclua justamente o oposto, ou seja, ambientes amplos, com pé direito alto, o preto pode ocupar bem os espaços.

O que a cor preta transmite?
A cor preta na decoração transmite formalidade, luxo, imponência e autoconfiança. Conforme já citamos, vale apostar nesta cor na sala, em painéis ou racks; no escritório, com divisórias; no quarto de um jovem ou homem solteiro, com armários e nichos; e até mesmo na cozinha, também com armários, ilhas e bancadas.
Assim como toda cor, o preto pede um tom contrastante ou um elemento que possa agregar mais beleza à composição. Nos armários para dormitórios, o preto ganha mais vida com portas espelhadas. Na cozinha, pode ter o contraste do branco ou do tom amadeirado. O tradicional preto e branco é um clássico e sempre uma boa aposta.

Outras regras
No mais, é importante ressaltar que a composição preta precisa ser acompanhada de uma boa iluminação, pois além de preencher os espaços, pode causar um efeito mais escuro.
Além da iluminação tradicional da casa, uma boa opção é a iluminação em LED, que pode acompanhar a mobília. O LED é percebido com certa frequência em painéis para a sala ou para a cabeceira da cama. Portanto, pode acompanhar bem um móvel preto.

Para conhecer algumas opções de móveis na tonalidade preta, acesse nosso catálogo: https://www.moveisrimo.com.br/app/uploads/2020/02/Cat%C3%A1logo-Rimo-2020.pdf

Texto por Caroline Pereira
Imagem/Rimo