Quarto infantil planejado: conheça as vantagens e inspire-se

Quarto infantil planejado: conheça as vantagens e inspire-se
A pandemia de coronavírus apontou uma tendência que já vinha sendo percebida no mercado de decoração: a casa se tornou mais que um ambiente de convivência, e é também um espaço onde os moradores podem explorar suas potencialidades. Neste contexto está o quarto infantil planejado, que não apenas acolhe a criança em seus momentos de descanso, como proporciona o seu desenvolvimento.
O quarto infantil planejado não tem mistério. É composto por móveis essenciais, como cama, roupeiro, bancada para estudos, nichos, entre outros elementos, mas com uma vantagem: tudo é pensando para aproveitar bem os espaços e, principalmente, atender as necessidades do pequeno de morador, de forma que ele tenha autonomia para alcançá-las. Isso, é claro, vai depender da idade da criança, já que alguns pequenos precisam brincar, estudar e aprender sob a supervisão de um adulto.
Com planejamento, os pais também podem acolher distintas vontades dos filhos em um mesmo quarto, respeitando suas diferenças e tendo uma ótima solução, do ponto de vista do aproveitamento dos espaços.

Confira, a seguir, alguns projetos e inspire-se:

Quarto infantil planejado para criança pequena
Neste projeto, a arquiteta Carol del Piero dispôs móveis que ficam na altura e ao alcance de uma criança de 3 a 5 anos de idade. O espaço possui uma bancada de MDF para estudos e atividades diversas.
Integra a composição do ambiente um armário com gaveteiros, cabideiros, nichos e araras, que deixam tudo ao alcance da criança e podem ir se adaptando, conforme o crescimento dela.
E mais: as portas de correr do roupeiro - uma delas com espelho - garantem mais espaço para o dormitório, dão amplitude ao cômodo e também permitem que a criança se veja e se conheça.


Quarto infantil planejado para duas crianças
Com planejamento, o quarto infantil compartilhado por dois irmãos pode ser espaçoso e ainda atender as distintas necessidades dos moradores.
Neste projeto, isso é possível graças aos painéis editáveis, que exploram bem o espaço disponível e agregam diversas funções ao dormitório, de forma lúdica e funcional.
E por falar na questão lúdica, impossível deixar de mencionar a importância das cores nestes ambientes. No projeto abaixo, também pensado para duas crianças, as frentes dos móveis na tonalidade azul ajudam a personalizar o quarto, ampliando o sentimento das crianças de que aquele espaço pertence a elas.


Quarto infantil planejado para meninas
O projeto abaixo, também executado pela arquiteta Carol Del Piero, foi pensado para uma menina que passou da infância para a adolescência. A disposição dos móveis, que deixam tudo de fácil alcance, bem como o mix de texturas e as cores neutras, refletem esse novo tempo, em que os brinquedos deram lugar aos livros, agendas, revistas, itens de maquiagem, dentre outros.
Estes são alguns exemplos de como o planejamento pode transformar o potencial de um quarto infantil ou juvenil. São soluções que agradam principalmente às crianças, e garantem a tranquilidade de toda a família.


Para conhecer essas soluções, entre em contato com a nossa equipe.

Texto por Caroline Pereira
Imagens/Rimo-Camila Santos